SEMINÁRIO DE GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA – UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

 

O grupo de diretores de escola que apresentaram o dossiê de inscrição, no Prêmio Gestão de 2012 da Diretoria de Ensino de Araraquara,  Nilda Maria Medeiros (ETI Prof. Roberto Veltre),  Claudia Carnicelli Spadaccini (EE Guerino Vedoato), Amauri Carlos Mendes (EE Dr. Leopoldino Meira de Andrade) e Emilio Carlos Mendes (EE José Inocêncio da Costa) acompanhados pelos diretores do Grupo de Referência, Pedro Paulo Sene (EE Prof Augusto da Silva Cesar), Ademir Gerson do Prado (EE Pedro José Neto) e das supervisoras Claudicéia Ribeiro Ferreira e Zenira Alves Gomes participaram do seminário de Gestão Escolar, nos dias 09 e 10 de agosto, no Hotel Fazenda Vale do Sol, na cidade de Serra Negra/SP para o fortalecimento de ideias e reflexões pertinentes.

Houve preciosa oportunidade obtida na palestra com a Profª Dra Heloísa Lück, diretora Educacional do CEDHAP (Centro de Desenvolvimento Aplicado): “Mudança de paradigma da Administração para a Gestão: implicações para a rotina do gestor no cotidiano da escola”.

De acordo com a palestrante, “a aprendizagem significativa não ocorre nos cursos, porque o importante na vida é a relação teoria e prática”.

Heloísa Lück iniciou a palestra de maneira brilhante e tal brilhantismo permeou-a igualmente até o final, pois discorreu no contexto da relação da teoria e prática a partir de exemplificações corriqueiras, domésticas,  como a arte de pescar, de brincar de lutinha com um irmão na infância, da observação da água no copo, da observação da poeira na água e outras... para instaurar a teoria que dá sustentabilidade a essas ações de senso comum – de maneira que a relação da teoria e da prática, também em educação, fluísse naturalmente conforme deve ser no ato de ensinar, reiterando que na vida tudo é uma questão de ensino e de aprendizagem.

A palestrante apoiou-se na linha evolutiva do conhecimento citando Francis Bacon, Descartes, August Comte e Einstein. Fez analogias entre administração e gestão demonstrando a lógica de cada paradigma.

Houve, ainda:

-  socialização e apresentação das escolas e dos projetos vencedores do Prêmio Gestão de 2009 e 2010.

-  apresentação do panorama do Sistema de Ensino dos Estados Unidos.

-  fala do Profº Dr. João Cardoso Palma Filho  – secretário adjunto da SEE/SP.

-  intercâmbio de experiências  com os diretores norte americanos.

- anúncio das cinco escolas finalistas do Prêmio Gestão de 2011. Sendo a escola vencedora da Diretoria de Ensino de Adamantina.

Os dois dias do Seminário proporcionaram reflexão, socialização e aprimoramento  profissional de extrema importância, aos gestores escolares e supervisores de ensino, que estiveram presentes.

Colaboração:  Nilda Maria Medeiros e Claudiceia Ribeiro Ferreira

Araraquara, 20 de Agosto de 2012