PROJETO: CASA DA ARTE – IVAN CRUZ

 

EE Prof. Laert José Tarallo Mendes

Foco Principal: CICLO I – 1º ao 5º anos

Público Alvo: alunos, comunidade, professores, Coordenador Pedagógico e Supervisor de Ensino.

Professor Responsável: Denise Cristina Orlando

Equipe Gestora:

Diretora: Bernadete Lourdes de Oliveira Coelho

Vice diretor: Donizeth Sgarbi

Professora Coordenadora: Lilian Gementi de Lima Campos

 

JUSTIFICATIVA

             O trabalho de arte desenvolvido no Ensino. Fundamental é uma das formas de introduzir a criança numa nova maneira de ver o mundo; de construir um novo olhar, um olhar mais criativo; de aprender a observar e descobrir o que o artista tem a dizer, de aprender a olhar para além do aparente. Um olhar que aciona outros procedimentos para interagir com esse objeto de conhecimento, tais como: observar, pensar, refletir, expressar, recriar, explorar e organizar.

             O ensino de arte abre os horizontes, quebra paradigmas cristalizados, desperta a curiosidade, atenção, percepção e criatividade, por isso, optamos por realizar este projeto no segundo semestre de 2013, explorando de modo particular o artista plástico IVAN CRUZ, com suas obras que retratam brincadeiras infantis. Através de suas obras resgataremos brincadeiras importantes para o desenvolvimento infantil, mas que caíram no esquecimento.

             Com este projeto além da criança ampliar o senso estético e crítico, a sensibilidade e a criatividade, se interessará pelas várias formas de expressão da arte, poderá fazer várias experiências de apreciação, releitura e produção artística que contribuirão significativamente com seu desenvolvimento; ganharemos um novo ambiente que será transformado em um ateliê (antiga zeladoria), ou seja, um espaço a mais para nossas crianças que estudam numa escola de tempo integral e, além de ser um espaço a mais, um ambiente especifico para o desenvolvimento de atividades artísticas e outras disciplinas quando necessário.

 

OBJETIVOS

 

- Criar um ambiente favorável (ateliê) onde os alunos possam desenvolver atividades artísticas e lúdicas, desenvolvendo suas habilidades, expressando sentimentos e adquirindo conhecimentos;

- Favorecer o conhecimento da vida e obra do artista Ivan Cruz;

-Despertar na criança a expressão de sentimentos por meio da apreciação estética e crítica.
- Possibilitar o contato com a história da Arte (de forma parcial, através da vida do artista estudar o percurso dele, estudando algumas de suas obras, a riqueza de detalhes, cores e formas),

- Possibilitar a produção (o fazer artístico)

- Desenvolver habilidades das técnicas usadas pelo artista.

 

 

 

METODOLOGIA:


- Levantamento de curiosidades sobre o assunto: vídeos e documentários;

- Levantamento de hipóteses sobre o assunto;

- Apresentar de maneira lúdica a vida e obra do artista Ivan Cruz;

- Resgatar brincadeiras conhecidas pelos pais/avós, criando obras à partir destas brincadeiras, reproduzindo-as e criando um vídeo com as mesmas;

- Leitura de textos informativos sobre a vida e obra dos artistas;

- Comparação das hipóteses levantadas e dos dados obtidos durante o estudo;

- Apreciação estética e crítica de obras;

- Registro de informações, dados importantes sobre a vida e trajetória artística do artista;

- Planejamento da organização da Mostra de Trabalhos;

- Realizar releituras das obras de Ivan Cruz nas paredes internas e externas da casa (antiga zeladoria) futura CASA DE ARTES-IVAN CRUZ

 

PRODUTO FINAL:


Realizar uma exposição dos trabalhos realizados pelas turmas.

Exposição de brinquedos, brincadeiras, dos trabalhos realizados durante a realização do projeto.Tudo isto ocorrerá no espaço Casa da Arte- Ivan Cruz ( espaço da antiga zeladoria) que estaremos transformando em um ateliê, ou seja, um espaço a mais para nossas crianças que estudam numa escola de tempo integral e, além de ser um espaço a mais, um ambiente especifico para o desenvolvimento de atividades artísticas e alfabetizador.

 

AVALIAÇÃO:


Durante todo o projeto será observado o envolvimento das crianças, a participação e o desempenho na realização das tarefas propostas e o prazer em participar, os conhecimentos adquiridos através dos comentários realizados por eles e pelos pais e registrar a reação das crianças na realização das atividades.