Você sabia que dia 06 de maio é comemorado o Dia da Matemática?

          

           Em homenagem ao Prof. Júlio César de Melo e Souza, que usou o heterônimo Malba Tahan - autor de mais de 100 livros, foi instituído pelo projeto de Lei n. 3.482/2004 dia 06 de maio como o Dia da Matemática; dia do nascimento do professor.          

 

A Matemática está presente na vida de todos os cidadãos cotidianamente, uma vez que todos utilizam números, medidas e operações. Ela também está presente em áreas mais complexas como astronomia, medicina, tecnologia entre outras.

          

          O Estado de São Paulo possui um histórico no incentivo aos alunos para desafios matemáticos. Nos 5º anos os alunos participam da “Jornada da Matemática” e desde 2005 os estudantes das escolas públicas podem participar da “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas” – OBMEP, que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

          

          A Diretoria de Ensino – Região de Araraquara (DERA) está de olho em seus jovens talentos. Na edição OBMEP 2014 a DERA somou 09 medalhas; sendo 01 de ouro, 01 de prata e 07 de bronze. Confira quadro ao final.

 

Entrevistamos o aluno Leonardo Ferreira Runho, estudante do 8º ano na EE João Manoel do Amaral, que apresenta em seu currículo grandes resultados nos desafios matemáticos; vencedor em Jornadas Matemáticas e medalhista de prata em 2013 e ouro em 2014 na OBMEP.

 

Confira no vídeo abaixo Leonardo, hoje bolsista do Projeto de Iniciação Científica pela USP que convida seus colegas a romperem o mito da Matemática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quadro dos alunos medalhistas – OBMEP 2014/ Diretoria de Ensino – Região de Araraquara       

 

 

AUGUSTO DA SILVA CESAR PROF

ADRIELY MARY D' ADDERIO

BRONZE

EE JOÃO MANOEL DO AMARAL

LEONARDO FERREIRA RUNHO

OURO

LUMI ABEKAWA FREITAS

BRONZE

JULIA ALCINO

BRONZE

LEA DE FREITAS MONTEIRO PROFA

LAUDO REIS JUNIOR

BRONZE

LYSANIAS DE OLIVEIRA CAMPOS PROF

GABRIEL OLIVEIRA GENEROSO

BRONZE

MATHEUS AGUIAR GARDINI

BRONZE

JOSE INOCENCIO DA COSTA

FERNANDO HENRIQUE RINCAO

PRATA

MATHEUS RAMOS DE CARVALHO

BRONZE